Ministério da Saúde divulga dados do estudo Vigitel 2012
A Expertise foi responsável pela coleta de dados e colabora com a publicação da Vigitel (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico) sobre os hábitos de vida da população brasileira no ano de 2012.
Brasileiros maiores de 18 anos, entre homens e mulheres, foram entrevistados. O resultado mostra que mais da metade dos brasileiros, 51%, está acima do peso, e a obesidade chegou ao percentual de 17%.
A pesquisa mostra que os hábitos saudáveis não são prioridade. Apenas 22,7% da população ingerem a porção recomendada de cinco ou mais porções ao dia. O consumo de bebidas alcoólicas e alimentos gordurosos são hábitos comuns entre nós brasileiros, e o hábito de comer hortaliças e frutas é mais frequente depois dos 65 anos. Porém, a prática de atividades físicas é regular entre os mais jovens e cai a frequência com o passar dos anos.
Um fator muito importante e curioso sobre os resultados da pesquisa é que os anos de estudo interferem nos hábitos. As pessoas que passaram doze anos ou mais nas instituições de ensino são mais saudáveis. 45% praticam alguma atividade física no horário livre, sendo os homens mais ativos que as mulheres. Já sobre o consumo de frutas e hortaliças, as proporções vão para 31% e caem para 18% para quem não concluiu o ensino fundamental ou menos de oito anos de escolaridade. Ou seja, o crescimento de pessoas estudando interferem positivamente para o futuro do país.
Outro fator importante em que o grau de escolaridade interfere é no número de fumantes no país. Pessoas com mais anos de estudo atingem 9%, já os com menos, 16%. E, para comemorar esta quinta-feira (29), Dia Nacional de Combate ao Fumo, a pesquisa revelou que o número de fumantes maiores de 18 caiu 20%. O levantamento monitorou 45,4 mil adultos residentes em domicílios com telefone fixo em todas as capitais do país.
Confira mais detalhes e números nos links abaixo:
Deixe seu comentário
Junte-se à discussão!Contribua!