Pesquisa Copa do Mundo
Após 7 anos de organização, R$ 30 bilhões investidos e 12 arenas construídas ou reformadas, a Copa do Mundo começa com opiniões divergentes. A poucos dias da bola rolar no Itaquerão, o #brasilsemfiltro quis saber como estava a sensação, a empolgação e a expectativa dos brasileiros para o maior evento que o país já recebeu.
A pesquisa mostra que a população está unida e otimista em relação à seleção brasileira, mas dividida em relação à forma como foram conduzidos os preparativos para a realização do evento no país. 65% dos internautas acreditam que o Brasil será o vencedor, 64% avaliam o trabalho do Felipão como muito bom ou excelente e apenas 6% rejeitam os jogadores convocados para a seleção.
Por outro lado, quando perguntamos sobre a animação com o evento em si, vemos dois grupos distintos: 39% estão mais animados com esta Copa do que as edições anteriores, mas 38% estão menos animados com esta edição. Os dados mostram também que a animação com o evento depende do interesse pelo futebol: dos 52% que afirmam se interessar muito pelo esporte, 58% estão mais animados com a Copa no Brasil do que estavam em outros anos. Já entre os 15% que revelam baixo ou nenhum interesse por futebol, 66% estão mais desanimados com a edição brasileira.
A pesquisa mostra também uma insatisfação com os preparativos para a realização do evento. Foram apresentadas diferentes frases para os internautas, todas amplamente comentadas nos últimos meses, para que eles identificassem a que melhor reflete a sua percepção em relação ao evento. 42% escolheram a frase “É um absurdo que o Brasil esteja gastando tanto dinheiro em um evento como esse, quando há coisas mais importantes para serem resolvidas” e 19% escolheram “Não concordo com o dinheiro investido, mas estou feliz de poder ver uma Copa de perto”. Apenas 6% selecionaram a frase “A Copa será um sucesso e a população ficará orgulhosa do Brasil” e 4% preferiram “Os investimentos foram necessários e ficarão como legado”. Os demais entrevistados oscilaram entre afirmações de orgulho e alegria por sediar o evento e desse ser o momento de manifestar para que as reivindicações do povo sejam atendidas. Além disso, 35% afirmam que a Copa do Mundo pode influenciar seu voto nas eleições de outubro.
Apesar das ressalvas em relação à condução do evento, o esporte e a seleção representam o Brasil que dá certo e acabarão contagiando grande parte da população.
Para conferir todas as pesquisas do relatório #brasilsemfiltro clique aqui
Deixe seu comentário
Junte-se à discussão!Contribua!