Pesquisa Feminismo
Em março, é comemorado o Dia Internacional das Mulheres. A Expertise aproveitou a data e fez uma pesquisa sobre o feminismo no Brasil. O estudo, realizado em parceria com a plataforma online Heap Up, ouviu 1.258 pessoas para saber qual a percepção dos brasileiros em relação ao movimento, as diferenças entre homens e mulheres e descobrir se o Brasil é um país machista.
Os números revelaram que 1 em cada 3 mulheres se consideram feministas. Em contrapartida, 1 em cada 3 homens admitem ser machistas e 75% dos brasileiros percebem a nossa sociedade como machista. Entre as mulheres, esse percentual é um pouco maior – 82%, contra 69% entre os homens.
O estudo abordou algumas questões do cotidiano para avaliar a percepção da população. 8 em cada 10 brasileiros acham aceitável que a mulher ganhe mais do que os homens. 86% dos homens entrevistados afirmaram que as tarefas domésticas devem ser partilhadas, e 90% afirmam que as despesas da festa de casamento devem ser divididas entre o casal – ou seja, aquela velha história de que a família da noiva é que tem que pagar já não é mais bem vista, nem pelos homens e nem pelas mulheres.
Por falar em conta, a do restaurante também tem que ser dividida pelos dois, na opinião de 78% dos entrevistados. Agora, a do motel, já gerou mais polêmica: metade das mulheres acham que quem deve pagar é sempre o homem.
Quando questionados se, de forma geral, existe diferença entre os homens e as mulheres no Brasil, o consenso foi grande: 96% afirmaram que sim. Estes números mostram que, no dia-a-dia, o comportamento dos brasileiros já vem mudando, mas ainda há muito o que evoluir. Nosso COO, Rodrigo Cicutti, comentou os resultados: “Os números mostram que o feminismo tem boa aceitação no Brasil, o que contribui para avançarmos no sentido de promover a igualdade entre homem e mulher”, conclui.
A pesquisa deu muita repercussão e saiu em vários veículos de comunicação: Portal Terra, Estado de Minas, O Tempo e outros.
Deixe seu comentário
Junte-se à discussão!Contribua!