Pesquisa Momento Político
Divergências entre promessas de campanhas e as ações nos primeiros meses do ano (30%), escândalo da Petrobras (22%) e a gestão como um todo (18%): esses foram os principais motivos apontados pelos internautas para as diversas manifestações que vem acontecendo contra o governo, segundo pesquisa realizada pelo Opinion Box e pela Expertise [expertise.net.br] entre os dias 16 e 18 de março.
O estudo faz parte do #brasilsemfiltro, um raio-x de como os internautas brasileiros enxergam o país através de assuntos relevantes que fazem parte do nosso cotidiano e dos nossos noticiários. Foram entrevistados 2.083 internautas, de ambos os sexos, de todas as classes sociais e em todos os estados da Federação.
A pesquisa quis saber qual foi a principal causa dos protestos do dia 15 de março. 32% disseram que as manifestações foram contra a corrupção, 25% afirmaram que o objetivo era pedir o impeachment da presidente Dilma, e 19% disseram ser um ato contra o governo de forma geral. Apenas 1% afirmou que era uma manifestação a favor da intervenção militar.
Foram apresentadas uma série de frases sobre as manifestações e sobre o Panelaço que aconteceu no dia 08 de março, durante o pronunciamento da Presidente, para que os entrevistados escolhessem aquela que representasse melhor a sua opinião. Veja os resultados:
Convidados a pensar no futuro, metade (50%) dos entrevistados acham que a situação vai piorar nos próximos dois anos, enquanto 23% acreditam que vai continuar igual e 20% afirmam que vai melhorar. As apostas variam bastante de acordo com quem a pessoa votou no segundo turno das eleições de 2014. Compare no gráfico abaixo:
Ainda pensando no futuro, a pesquisa quis saber se a presidente Dilma vai chegar ao final do seu segundo mandato. 37% afirmaram que sim, 15% acreditam que ela vai renunciar, 20% disseram que ela vai sofrer impeachment e 27% não souberam responder. Mais uma vez, os resultados variam bastante de acordo com o voto no segundo turno das eleições. Compare:
Por falar em impeachment, 42% acham que ela está fazendo um mau governo e deve ser afastada, 37% acham que não há bases jurídicas que justifiquem o processo e 13% afirmam não ter conhecimento suficiente para opinar. Veja os resultados entre os eleitores dos candidatos do segundo turno
A margem de erro da pesquisa é de 2,1pp.
Deixe seu comentário
Junte-se à discussão!Contribua!