Pesquisa Operação Lava Jato
A Operação Lava Jato, deflagrada pela Polícia Federal em março deste ano, investiga um grande esquema de lavagem e desvio de dinheiro envolvendo a Petrobras, grandes empreiteiras do país e partidos políticos. O #brasilsemfiltro não ficou de fora e também quis investigar o tema.
95% dos internautas já ouviram falar da Operação Lava Jato. Destes, 53% afirmaram ter médio conhecimento sobre o assunto e 26% disseram ter alto conhecimento. Independentemente do nível de conhecimento, 81% dos entrevistados acreditam que a presidente Dilma sabia dos esquemas de corrupção que aconteciam na Petrobras, sendo que 48% acham que ela sabia de tudo.
Os delatores da Operação Lava Jato se comprometeram a devolver centenas de milhares de reais aos cofres públicos, mas a população não está muito confiante na palavra deles. Apenas 2% acreditam que o dinheiro será totalmente devolvido, 42% acham que será parcialmente devolvido e 51% apostam que não será devolvido.
As opiniões estão divididas quanto à contribuição da Operação Lava Jato para a diminuição dos esquemas de corrupção no país: 41% dos entrevistados acreditam que a Operação terá um impacto positivo e vai ajudar a diminuir a corrupção no país, 38% não acreditam e 21% ainda não têm opinião formada a respeito.
9 em cada 10 entrevistados acreditam que outras empresas públicas podem estar envolvidas em esquemas de corrupção semelhantes ao da Petrobras. Ao comparar com o Mensalão, 62% acreditam que o esquema investigado pela Operação Lava Jato é tão grave quanto aquele e 32% acham que é mais grave.
Mas afinal, quem é o maior culpado pelo desvio de dinheiro dentro da Petrobras? Para 42% dos entrevistados, o governo é o principal responsável. 25% acham que a culpa é das pessoas envolvidas, 17% apontam os partidos, 6% responsabilizam a própria Petrobras e 5% atribuem a culpa às empreiteiras.
Deixe seu comentário
Junte-se à discussão!Contribua!