Pesquisa Saúde
As pesquisas eleitorais, os discursos dos candidatos e as reportagens que estampam os principais veículos do país apontam que a saúde é uma das principais preocupações dos eleitores e um dos maiores problemas que os próximos governantes terão que enfrentar. O #brasilsemfiltro, painel de pesquisa da Expertise, quis saber como os internautas avaliam a saúde no país e os dados não são nada animadores.
Foram entrevistados 1.023 internautas de ambos os sexos, todos os estados e classes sociais. Todos disseram ter ido ao médico pelo menos uma vez no último ano, 53% possuem plano de saúde e 6 em cada 10 utilizaram o SUS nos últimos 12 meses. Quando questionados sobre a imagem do SUS, entre os que não utilizaram o sistema, 75% disseram ter uma imagem negativa e 8% afirmaram ter uma imagem positiva . Entre os que utilizaram os serviços públicos, 49% tem uma imagem negativa e 24% tem uma imagem positiva.
Entre os que têm planos de saúde, 40% avaliaram o atendimento positivamente e 11% negativamente. No caso do SUS, 14% avaliaram positivamente e 38% negativamente. O prazo para marcação de consultas é o que tem os piores resultados: no SUS, apenas 9% deram notas positivas e 55% deram notas negativas. Entre os que têm planos, 27% deram notas positivas e 19% negativas.
Mas afinal, de quem é a culpa pela má qualidade da saúde? 51% responsabilizaram o Governo Federal, 15% o Governo Estadual e 11% as prefeituras. E, para os internautas, os motivos são o desvio dos recursos financeiros (57%) e a má gestão dos recursos (55%). Além disso, as pessoas estão descrentes quanto à melhoria do serviços nos próximos quatro anos. 37% entendem que tudo continuará igual, 29% acham que vai piorar, 15% avaliam que vai depender das eleições e apenas 14% acreditam na melhoria.
A população sofre com a falta de atendimento e qualidade da Saúde no Brasil. Na saúde pública, o cenário é caótico e trágico. Na saúde privada, a insatisfação também é alta e preocupante.
Para conferir todas as pesquisas do relatório #brasilsemfiltro clique aqui
Deixe seu comentário
Junte-se à discussão!Contribua!